terça-feira, 15 de março de 2011

Resumo da Semana Acadêmica de Letras - 2010

Praça da Matriz

A Semana Acadêmica de Letras, intitulada Universo das Letras, antecipou o seu início em duas semanas no ano de 2010. No dia 6 de Novembro, os alunos visitaram a Feira do Livro em Porto Alegre, além de outras atrações como Theatro São Pedro, sebos, Casa de Cultura Mário Quintana, etc.


O tour começou agitado com “cantorias”, no ônibus, que com o passar do tempo diminuíram, também devido a alguns problemas geográficos encontrados pelo motorista no centro de POA, todavia sem grandes estragos ou atrasos chegamos à Feira do Livro, para a alegria do grupo. Lá, vimos estudantes e comunidade (pasmem) comprando exemplares pra valer. Parece que a comunidade terá férias bem produtivas este ano.

Andréia (Vice-presidente) e Alex Spindler (presidente do DA) em POA
Enfim, a Feira do Livro de 2010 rendeu livros, diversão e muita cultura para os mais de 20 alunos e alguns professores que participaram da viagem pela bela Porto Alegre, que teve um retorno calmo no final do dia à Feevale.

Júlia, secretária do DA, fazendo seu estoque de livros

Acadêmicas de letras em frente ao Theatro São pedro

A continuação deu-se nos dias 18 e 19 de Novembro. Na quinta-feira, dia 18, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão de cinema, no auditório azul, sobre as maiores obras de Shakespeare. O documentário fora realizado por estudiosos do autor no Reino Unido, principalmente em Oxford e Stratford Upon Avon, sendo em sua maioria P.h.Ds no assunto. Após a sessão de cinema a abertura foi realizada por Aline Fávero, acadêmica de Letras, que apresentou belas canções para o público presente.


Camiseta feita pela DA para a Semana Acadêmica de 2010

Às 20 horas, Célia Maria Casinha da Costa Santos, natural de Portugal, mestre pela Unisinos e Coordenadora Pedagógica Regional da rede de escolas de idiomas - Yázigi Internexus palestrou, em língua inglesa, sobre a nova geração de alunos e da pluralidade de conteúdo e habilidades que o “novo professor“ deve dominar. Antônio Costa, professor titular da Feevale foi o mediador. Além disso, livros foram doados aos alunos que participaram (ativamente) da noite e, uma oficina de espanhol, ministrada por Hernan Herrera, intitulada “¡¿Por qué no me lo dijeron antes?! Lo que la teoría no nos proporciona”, foi oferecida aos alunos de espanhol.

Bethânia estudante de letras declamando um poema


Alex Spindler, Altair Martins e Professor Daniel Conte no último dia da Semana Acadêmica

Na sexta-feira, dia 19 de Novembro, Altair Martins mestre pela UFRGS, professor universitário e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009 falou sobre sua vida como escritor e a importância em fazer uso do letramento para um melhor desenvolvimento dos alunos.

Infelizmente, poucos estudantes compareceram ao evento que é dedicado a eles, todavia o grupo que compareceu ficou muito satisfeito com que viu e ouviu

A palestra foi mediada pelo presidente do DA de Letras Alex Sandro Maggioni Spindler. Dentre os principais focos da conversa, o autor ressaltou a importância de influenciar cada vez mais os estudantes para o verbo “ler”, pois poucos leem, na verdade, eles apenas dizem que o fazem, segundo o autor.

Alex Sandro M. Spindler (presidente do DA) e Altair Martins (renomado escritor e professor)






0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.