quinta-feira, 10 de novembro de 2011

19/11 Oficinas - FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 ARTES


DIA 19/11 – SÁBADO (Campus I) Oficinas: 9:00 – 12:00 //// 13:00 – 16:00
(12:00 – 13:00 = almoço)

OFICINA 01 - DESENHO
Local: Atelier 4 e 5 – CAMPUS I - SEDE
Nome da oficina:  Ilustrando o Fantástico Mundo do Imaginário
Nomes dos Ministrantes: Júnior Neuvald, Leila Groth Ibarra e  Selói Seloir Peters
Objetivo: Com objetivo de explorar o inconsciente e a imaginação, a oficina irá explorar o surreal e transmitir conhecimento básico para que as idéias se tornem reais.
Abordagem:  Através de processos técnicos e criativos da ilustração, partindo de temas fantasiosos, como seres mitológicos (centauros, faunos, dragões, etc), noção da figura humana e forma animal, abordando o hibridismo utilizado para a criação de uma ilustração individual.Será repassado noções de orientação de espaço e objetivação narrativa, finalizando com inclusão,  aos interessados, noções  de arte finalização e luz e sombra.

EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO
Júnior: Desenhista desde os 12 anos, tendo estudo solidificado na área há 4 anos, estudante do curso de Artes Visuais da universidade Feevale, participou de workshops com Santiago, Daniel HDR e Joe Prado, tendo formação de 2 anos em Ilustração na Dinamo Studio.   
Leila: Participação em 2010 do Salão de Artes Visuais de Novo Hamburgo com desenho e pintura, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de NH que ocorreu no Espaço Cultural Albano Hartz. Fez um curso em modelagem 3D direcionado pra criação de personagens no software Z-Brush na escola Scheffel, com Matheus Geolar Knebel, no primeiro semestre de 2011.Curso de 3 meses na Feevale CII em 2008 com o Daniel HDR em criação de HQs, e desde 2009, aulas de criação de HQs com o mesmo professor, em NH, no atelier da Ariadne Decker. Além disso, desde  2008, frequenta aulas de desenho e pintura com a Ariadne Decker, onde aprendeu a maioria do que sabe no campo do desenho e tudo em relação a conhecimento pictórico.
Selói: Desenhista autodidata desde os 4 anos de idade, experiência com ilustrações variadas, como estilo HQ, pintura básica, formado em Ilustração pela Dinamo Studio, e estudante de Artes Visuais da Universidade Feevale.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Lápis H, HB, 6B e 2B, Papel sulfite A4 e A3, Papel canson A4 e A3 e Borracha macia

 OFICINA 2 – PINTURA DO MURO DE RETENSÃO DA FEEVALE CAMPUS  I

 Local: Salão de Atos do Campus I / 11h - 12h

LETRAS
 
 
TÍTULO DA OFICINA:
Dicção, Oratória e Desinibição

Período
Dia 19/11/2011
Horário
9h às 11h
Local
414/Campus I
Carga Horária
2h
Nº de vagas
15  vagas

5      Ministrantes
Nome Completo
Me. Rosemari Lorenz Martins

Fone/ E-mail

Currículo para divulgação
Coordenadora do Curso de Especialização em
Aquisição da Linguagem e Alfabetização
Líder do Projeto Lavili- Laboratório Virtual de Línguas



PEDAGOGIA

 Sábado dia 19/11- 9 horas
OFICINAS:
1) PIBID - relato de experiências e oficina de confecção de jogos
2) PIBID- relato de experiências e oficina da Hora do conto
Responsável: Prof e Me. Márcia B. Cerutti Müller
Assesora do NAPEG/PROGRAD
Coordenadora do Curso de Pedagogia
3) Voz em canto - oficina realizada na sala do Coral
Ministrante: professora e Me.Denise Blanco Sant'Anna Bündchen
Professora na Universidade Feevale
Coordenadora do ProjetoMovimento Coral Feevale
Coordenadora do Curso de Especialização em Música: ensino e expressão.
  
HISTÓRIA

  
Título da proposta
 “Cultura brasileira através do futebol e da poesia popular nordestina: diferentes olhares”
 ·         
Objetivos da proposta
1.      Mostrar conceitos gerais da formação de identidades na contemporaneidade, como forma de se estudar a cultura nos dias atuais.
2.      Estudar alguns aspectos da trajetória histórica do futebol e da poesia popular nordestina, através da obra de Patativa do Assaré;
3.      Expor como essas manifestações culturais fazem com que o conceito de identidade, no Brasil, sejam alterados e ressignificados.
·        Roteiro de trabalho
 Primeiramente se discorrerá acerca do conceito de identidade, por meio de diferentes autores, para mostrar como a cultura se mostra como um objeto cambiante e permeável às contribuições da literatura, comunicação, história e outras áreas, na contemporaneidade. Bem como se discutirá o que é cultura popular a partir de Alfredo Bosi (Rafael, Vinícius).
Expor alguns aspectos da poesia de Patativa do Assaré e como esse a produção desse poeta nordestino pode ser entendida como uma dissensão do cânone literário – e também cultural, nos dias atuais (Rafael).
Mostrar como o futebol, especialmente através de seu início e consolidação enquanto maior paixão esportiva nacional, bem como transcendeu as concepções estáticas de cultura e contribuiu na formação de uma identidade nacional brasileira (Vinícius).
Fechamento, com abertura ao debate dentre os presentes (Rafael, Vinícius).
·        Previsão de tempo da oficina
 Prevê-se um tempo de 2h a 2h30min para a oficina, em seu total, incluso o espaço reservado ao debate e fechamento da oficina.
·        Ministrantes
  • Rafael Hofmeister de Aguiar
 Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos . Atualmente é mestrando em Processos e Manifestações Culturais, com bolsa da Capes/ Prosup na Universidade Feevale. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Poesia Popular, tendo como objeto central de estudos a obra de Patativa do Assaré e a sua ligação com a identidade e a cultura do Sertão nordestino.
  • Vinícius Moser
 Possui graduação em HIstória pela Universidade Feevale . Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, história econômica, colonização, clubes e colonização italiana. Atualmente é aluno, com bolsa Prosup/CAPES, do Mestrado Acadêmico em Processos e Manifestações Culturais, pela Universidade Feevale.
   
 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO POSTANDO UM COMENTÁRIO NESTA POSTAGEM.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.